terça-feira, 14 de outubro de 2008

pergunta 8

4 Define:
A)Software da aplicação
B)Periférico de entrada
C)Software de sistema
D)Unidade central de processamento
E)Periférico de saída

A) Software da aplicação: Software de Aplicação
Todos nós conhecemos os processadores de texto, folhas de cálculo, as enciclopédia interactivas, os dicionários, os programas de tratamento de imagem, vídeo ou som. Estes são conhecidos como exemplo de software de aplicação.
O software de aplicação é criado, em regra, para executar tarefas específicas tal como o processamento de texto, reprodução de aúdio. Ao contrário do software de sistema, estas tarefas não são indispensáveis ao normal funcionamento do computador pelo que só são executadas a pedido do utilizador.
Normalmente envolvendo algum custo monetário, estas aplicações estão disponíveis para todos os utilizadores. No entanto, um utilizador habilitado pode criar as suas aplicações através de linguagens de programação (também elas software de aplicação) e de tradutores. Tal como o nome o indica, o tradutor vai traduzir a lista de tarefas a executar a pedido do utilizador numa linguagem que o computador percebe, após o qual as pode levar a cabo.


B) Perifério de entrada: Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador.
Em informática, o termo periférico aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou num sentido mais amplo, o computador. São exemplos de periféricos as impressoras, o Digitalizador, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouse, teclado, Câmera de vídeo, entre outros.
Desde que pela primeira vez ouviu-se falar em máquinas de calcular até os dias actuais com os nossos computadores que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos acessórios ligados ao computador têm evoluindo cada vez mais.
Cada periférico tem a sua função definida e executa ao enviar tarefas ao computador, de acordo com essa função. Entre muitos periféricos existentes podemos citar teclado (envia ao computador informações digitadas pelo operador), mouse (permite o envio de informações pela pressão de botões) impressora (recebe informação do computador e imprime essa informação no papel), placa de som (recebe informações eléctricas vindas do processador e envia às colunas), sistemas sensíveis ao toque, calor, luz, modem, óculos de simulação, controladores de jogos (joystick), colunas, etc.
Existem quatro tipos de periféricos: - Os periféricos de entradaEnviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
- Os periféricos de saídaTransmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixas de som);
- Os periféricos de entrada e saidaEnviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, CD's, DVD's, modens). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
- Os periféricos de armazenamentoArmazenam informações para/do computador (Pen Drives, HD, Flash Cards, etc).

C)Software de sistema:Um programa, desde sua criação em uma linguagem de alto nível, é manipulado por um grande conjunto de outros programas que traduzem seu código para linguagem de máquina e controlam sua execução no computador. Este conjunto de programas recebe a denominação genérica de software de sistema e é o objeto de estudo deste texto.
No desenvolvimento de programas, o software de sistema é extensamente utilizado, com as várias etapas inter-relacionadas para a criação e execução de um programa (Fig. 1.7). Tipicamente, esse relacionamento dá-se de forma transparente para o programador.
Programas são usualmente descritos em linguagens de alto nível. O compilador é o programa do sistema que traduz um programa descrito através de uma linguagem de alto nível específica para um programa equivalente em linguagem assembly. Esse processo de tradução é denominado compilação.
O montador (assembler) é o programa do sistema responsável por traduzir um programa assembly para o código de máquina. Esse processo de tradução de um programa-fonte assembly para um programa em código de máquina é denominado montagem; o resultado da montagem é um módulo objeto contendo pelo menos o código binário que será posteriormente executado.
Programas complexos raramente são descritos através de um único arquivo-fonte, mas sim organizados em módulos objetos interrelacionados. Tais módulos podem agregar funcionalidades da aplicação sendo desenvolvida ou recursos comuns do sistema que devem ser integrados à aplicação. O programa do sistema ligador é o responsável por interligar os diversos módulos de um programa para gerar o programa que será posteriormente carregado para a memória. Essa etapa de preparação de um programa para sua execução é denominada ligação.
Para que um programa possa ser executado, seu código de máquina deve estar presente na memória. O carregador é o programa do sistema responsável por transferir o código de máquina de um módulo objeto para a memória e encaminhar o início de sua execução. O processo de transferir o conteúdo de um módulo objeto para a memória principal é denominado carregamento. A execução de qualquer programa deve ser precedida por seu carregamento.

Figura: Etapas para execução de programa.

A execução de cada programa se dá sob o controle do sistema operacional. A um programa em execução dá-se o nome de processo. Além das instruções do programa, um processo necessita de todo um conjunto de informações adicionais para o controle de sua execução. O estado corrente dessas informações associadas a cada programa em execução constitui o estado do processo. O sistema operacional é o responsável por gerenciar cada processo no computador, estabelecendo como será realizada sua execução. Ele também atua como um programa supervisor que estabelece uma camada de controle entre o hardware do computador e as aplicações de usuários. Uma de suas funções é estabelecer uma interface de software uniforme entre o computador, outros programas do sistema e programas de aplicação de usuários. Outra função fundamental de um sistema operacional é gerenciar os recursos de um computador de forma a promover sua eficiente utilização. Exemplos de sistemas operacionais são MS-DOS, Windows NT, OS/2, Linux e Solaris -- estes dois implementações do sistema operacional Unix.

D) Unidade central de processamento:A CPU (Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento), microprocessador ou Processador é a parte de um computador que interpreta e leva as instruções contidas no software. Na maioria das CPUs, essa tarefa é dividida entre uma unidade de controle que dirige o fluxo do programa e uma ou mais unidades de execução que executam operações em dados.
Quase sempre, uma colecção de registos é incluída para manter os operadores e intermediar os resultados.
Quando cada parte de uma CPU está fisicamente em um único chip circuito integrado, ela é chamada de microprocessador. Praticamente todas as CPUs fabricadas hoje são microprocessadores.
O termo CPU é frequentemente usado de forma pouco precisa para incluir outras partes importantes de um computador, tais como caches e controladores de entrada/saída, especialmente quando aquelas funções estão no mesmo chip/microprocessador da CPU.
A função da CPU é reconhecer um conjunto básico de instruções utilizadas para escrever programas que comandam o seu funcionamento, ou seja, que controlam toda a operação e funcionamento do computador. A CPU é constituído pelos seguintes componentes: A ALU (Unidade aritmetica e lógica) e pela CU ( Unidade de Controle) e vários Registros.
Os fabricantes de computadores de mesa, com frequência descrevem como CPU o computador pessoal inteiro, chamando-o de a unidade de sistema ou algumas vezes a caixa branca, incluindo o gabinete do computador e os componentes sólidos (termo genérico "hardware" em inglês) que ele contém. Com isso, a sigla CPU virou sinônimo de gabinete, e deixando o seu antigo significado (Processador) para trás, hoje processador é o hardware que executa os cálculos de uma máquina e CPU é a caixa onde os hardwares fundamentais da máquina estão localizados. Uma família de esquemas (ou desenho interno) de uma CPU é frequentemente referida como uma "arquitectura de CPU".

[editar] ALU (Aritmetic and Logic Unit) ou ULA (Unidade Lógica e Aritmética)
A Unidade Lógica e Aritmética é responsável pelas operações lógicas e aritméticas que o processador realiza. Entende-se por operação lógica comparações (de igualdade, maior que, menor que) e operações aritméticas como operações matemáticas (soma, subtração, divisão, exponenciação, divisão, atribuição de valores, etc). As operações são realizadas sucessivamente, observando os critérios de validação de operações lógicas (e, ou - maior que, menor que) e aritméticas (ordem de execução conforme o tipo de operação: multiplicação e divisão - soma e subtração, etc), e as 'informações' são gravadas temporariamentes nos Registradores Internos do Processador. Cada registrador tem função específica e papel fundamental na realização das operações.


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